quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DURANTE O MÊS DE DEZEMBRO

Durante o mês de novembro a minha carteira não esteve muito bem até a última semana de novembro, precisamente até terça feira passada, aonde o IBOV começou a mostrar uma pequena reação e a carteira veio acompanhando a subida fechando com +0,95%. Enfim venho mantendo aos poucos a carteira no positivo e com rendimentos melhores do que a renda fixa, tudo isto em um mal momento do IBOV. Acrescentei ao meu porfófio o fundo imobiliário EURO11 por nescessidade de diversificar o capital aplicado nos FIIs que atualmente vem andando em baixa.

Vamos aos números:


DIVIDENDOS/ALUGUEL(FIIs): $ 504,00


RENDIMENTO DA CARTEIRA EM NOVEMBRO: +0,95%

IBOV: -2,51%

DEPÓSITO EM DEZEMBRO: 5000,00

TOTAL:122.135,00 (Soldados Trabalhadores) RUMO AOS 130K!!!

CARTEIRA

CMIG4 dividendos**
COCE3 dividendos**
CSNA3 dividendos
ELPL4 dividendos**
BBAS3 dividendos**
PETR4 valorização****
RDCD3 dividendos
USIM5 valorização
VALE5 valorização***
ETER3 dividendos**
POMO4 dividendos
WPLZ11B aluguel
BCFF11B aluguel
HTMX11B aluguel
EURO11 aluguel
NTN-B juros
NTNB PRINC juros



"É nos momentos de bolsa em baixa, de bear market, que se encontram aqueles que conseguem se comportar verdadeiramente como investidores de longo prazo. Na maior parte das vezes, o investidor se declara de longo prazo, porém se frustra quando os retornos não aparecem em alguns poucos meses."
Paulo Portinho.

É isso ai, Investir é investir e reinvestir sempre."

02 Dez 11

Compra de 1 titulo ntnb-principal, 200 POMO4 e 08 EURO11.

É isso ai, Investir é investir e reinvestir sempre."

16 comentários:

  1. De grão em grão a galinha enche o papo, mas dias melhores estão por vir!

    abços

    Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ITM! Firme e forte nos aportes! Esta frase do Portinho resume muito do comportamento que devemos ter neste momento da bolsa. Investir pesado em empresas boas ( muitas estão baratas ) e com potencial de crescimento no longo prazo. Quisera eu ter mais dinheiro todo mês para meus aportes. A bolsa com certeza recompensará aqueles que tiverem paciencia. Um grande abraço e um ótimo inicio de mês.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por comentar RPA,
    igualmente um ótimo início de mês!

    Abços
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela rentabilidade... Ano que vem será de alta na bolsa e seus soldados serão promovidos ^^

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Galera acabei de fazer um blog, e já atualizei o fechamento de Novembro, passem por lá, qualquer coisa podem comentar lá que eu respondo... Estamos Juntos!!!

    ResponderExcluir
  6. Legal HS,

    Vou dar uma passada por lá!
    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
  7. Parabéns amigo, tenho lhe acompanhado há alguns meses.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Marcos,,
    Sucesso para todos nós e que venha 2012!

    Abços

    Eduardo

    ResponderExcluir
  9. Eduardo,
    Como você está adotando a estratégia da Alocação de Ativos poderia pensar em investir em ETFs.
    Poderia analisar as vantagens e desvantagens do BOVA11 e do PIBB11.
    BOVA11 => maior liquidez e maior taxa de corretagem.
    PIBB11 => menor liquidez e menor taxa de corretagem.
    A vantagem dos ETFs é maior diversificação e menores custos com corretagem.
    A única desvantagem é pagar imposto de renda para vendas abaixo de R$ 20 mil.
    Mas acho que vale apena financeiramente e dá menos trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Anônimo,
    Antes, obrigado por postar no blog,

    Eu já pensei em investir em BOVA11 OU PIBB11 , mas isto será no futuro aonde arriscarei menos, terei menos trab em analisar ativos, mas atualmente estou preferindo investir em ativos individuais, assim podemos dizer, eu sei que dá um pouquinho de trab , mas o mercado esta propício a compras, e atualmente eu só compro não vendo ao menos que os fundamentos da empresa não estejam bons.
    Quanto ao IR é isso mesmo? Confesso que fiquei na dúvida, não seria o IR cobrado acima dos 20k ao invés de vendas abaixo de 20K?

    Abços

    Eduardo

    ResponderExcluir
  11. Os ETFs de Ações, apesar de serem negociados como ações pelo HB, são considerados como Fundos de Ações, por isso a tributação é de 15% sobre qualquer valor negociado. Mas mesmo assim, para quem quer reproduzir um índice e tem menos de R$ 100 investidos em ações vale a pena.
    Eu estava calculando os prejuízos que tive entre Outubro de 2010 e janeiro de 2011 em investimentos em ações e para a minha surpresa veja os números:
    Variação das Ações: - R$ 2170,00
    Taxas/Corretagens: - R$ 1169,89
    Total das Perdas: - R$ 3.339,89
    Pra você ter uma idéia, só de corretagem do Banco do Brasil em 51 operações eu paguei R$ 1.020,00. Sem contar com o valor mensal de custódia de R$ 9,00, totalizando R$ 36,00.
    Estava investindo algo em torno de R$ 20.000,00 e deixei de operar pois estava vendo o mercado prestes a desabar em 2011. Ainda bem que sai, pois pra piorar a minha situação o dinheiro era fruto de um empréstimo (Sou funcionário público).
    Estou escrevendo isso pra mostrar que quando a gente vai pra ponta do lápis consegue perceber o quanto está perdendo com Taxas e Corretagens. Foi nada mais, nada menos que 35% do total das perdas.
    Fiz a minha declaração completa do imposto de renda em 2010 com uma perda de R$ 1.658,91 e já estava calculando a de 2011 (só janeiro), que foi de R$ 1.464.19.
    Depois disso comprei vários outros livros, já li mais de 20.
    Dessa forma, os meus prejuízos de R$ 3.339,89 poderão ser compensados no futuro. Futuro daqui a uns três ou quatro anos, pois estou saindo de dívidas primeiro para só depois voltar a investir.
    Estou analisando ainda como devo investir no futuro e confesso que estou tendendo muito para algo que envolva a alocação de ativos.
    Minha carteira teórica hoje seria 40% em Títulos do Tesouro, 20% em Fundos Imobiliários e 40% em ações (metade BOVA11 e metade SMAL11)
    Indico a leitura do livro "A árvore do dinheiro" do Doutor em Finanças Comportamentais Jurandir Sell Macedo Júnior, publicado na Coleção Expo Money. É um livro introdutório sobre finanças pessoais muito bem escrito e que em minha opinião vai além dos demais que já li, pois aborda as finanças modernas, sugere a diversificação da carteira e calcula os riscos dos investimentos em açõese
    Vi que você já acessou o site http://hcinvestimentos.com/ . Sugiro que faça como eu e leia todo o site. Cara, apesar de não concordar com tudo - por exemplo, não concordo com o investimento em câmbio na formação da carteira - o site é show de bola.
    O seu site serve de exemplo para outras pessoas que investem forte em ações. Percebi a sua mudança de comportamento durante o ano de 2011 e parabéns pela sua atitude.
    Abraço e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo,

    Muita das coisas que vc citou acima aconteceu comigo, como cair na conversa do corretor e pagar muito caro com corretagens, IR ... tudo isso pela falta de conhecimento. Felizes são aqueles que conseguem achar alguns blogs aonde tais experiências são contadas e servem de lição para que essas pessoas não cometam o mesmo erro.
    Depois de ler vários livros e acompanhar vários blogs, consegui desenvolver um método para mim, que até o momento vem dando muito certo e aos poucos venho recuperando as perdas.
    Obrigado por comentar no blog e passar um pouco da sua vivência nos investimentos!
    Boa sorte, sucesso e vamos em frente que 2012 já esta ai!

    Abços

    Eduardo

    ResponderExcluir
  13. como voce conseguiu valorizacao em usim5???

    ResponderExcluir
  14. Olá Saimon,,

    Você deve ter visto a palava "valorização" ao lado da USIM5, se for isto não signfica que consegui valorização e sim que comprei ela com intuíto de valorização ao contrário da ETER3 por exemplo, que esta com a palavra dividendos na frente, aonde a prioridade e ganhar dividendos.

    Abços

    Eduardo

    ResponderExcluir