quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DURANTE O MÊS DE FEVEREIRO 2012




Janeiro foi um mês para muitos tirarem a barriga da miséria, e comigo não foi diferente pois minha carteira rendeu +4,24%. A minha meta é conseguir em torno de 1,5% no rendimento mensal da carteira, no entanto, hoje é dia de comemorar!!! (amanhã é outro dia hehehe!!)
A alocação de ativos esta tendo um excelente desempenho nos meus investimentos e quem tiver dúvida é so olhar os posts mais antigos. Estou estudando o mercado de "opções cobertas", bem como coloquei também algumas ações a disposição para aluguel, visando complementar os dividendos. O destaque neste mês foi para as ações seguida pelo tesouro direto e FIIs.

Vamos aos números:


DIVIDENDOS/ALUGUEL(FIIs): $ 268,38


RENDIMENTO DA CARTEIRA EM JANEIRO: +4,24

IBOV: +11,13%

DEPÓSITO EM FEVEREIRO:5000,00 (depósito feito no dia 13 fev)

TOTAL: 134.689,84 + 5000,00 (Soldados Trabalhadores) RUMO AOS 140K!!!

CARTEIRA

CMIG4 dividendos**
COCE3 dividendos**
CSNA3 dividendos****
ELPL4 dividendos**
BBAS3 dividendos**
PETR4 valorização**
RDCD3 dividendos****
USIM5 valorização
VALE5 valorização***
ETER3 dividendos***
POMO4 dividendos***
WPLZ11B aluguel
BCFF11B aluguel
HTMX11B aluguel
EURO11 aluguel
NTN-B juros
NTNB PRINC juros

PS: Não coloquei o gráfico este mês pelo motivo de algumas de minhas ações estarem disponibilizadas para aluguel e uma vez disponibilizadas elas desaparecem do gráfico da corretora.

É isso ai, Investir é investir e reinvestir sempre."

03 Fev 12
Troca de CMIG4 por CMIG3, seguindo a dica dos companheiros de blog , G65 e AP.
E nesta troca sobrou uma grana para compra de mais um lote de ETER3.
Obrigado pela dica valiosa!


É isso ai, Investir é investir e reinvestir sempre."

10 Fev 12

Troca de 800 POMO4 por 800 POMO3.
PS: Só para ilustrar, a compra da pomo3 para mim foi uma novela pois eu tinha colocado compra de 1000 pomo3 mas na verdade eu tinha dado a ordem de compra a um preço e a ordem não pegou, enfim fiquei naquela novela de esperar baixar, acertar o "time" e toda essa novela é ainda vestígio de "trader". Enfim acabei comprando a pomo3 a mercado e apenas 800 pois ela subiu e agora parte do que sobrou complementei para comprar csna3 "a mercado" uma vez que a finalidade dela na minha carteira é gerar dividendos, e eu estou precisando fazer mais aportes na csna3, para igualar a mesma as outras ações da carteira!

É isso ai, Investir é investir e reinvestir sempre."

13 Fev 12

Ufa! finalmente o depósito do mês de 5000,00 reais!
amanhã vou as compras!

É isso ai, Investir é investir e reinvestir sempre."

14 Fev 12

Compra de 01 NTNB-2011 e 07 EURO11.

16 Fev 12

Compra de 100 CSNA3 e só hoje comprei as 800 POMO3.

É isso ai, Investir é investir e reinvestir sempre."

50 comentários:

  1. Bom resultado, 4,3% é uma bela valorização. Está chegando aos 140 mil.

    Amanhã atualizarei o meu.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pobretão!
      Seu blog esta muito legal, eu não tenho comentado mas estou sempre lá acessando e acompanhando as discussões rsrs,,!! Ah! Minha esposa ficou "P" da vida com o post do custo do casamento rsrs , mas é isso mesmo , cada caso é um caso , que não é o meu caso! rsrs e no geral o post faz sentido!

      Abços
      Eduardo

      Excluir
    2. Ahahaha poxa ela ficou brava é, pois é as mulheres não curtem quando se mostram como é caríssimo manter a união.

      Abraço!

      Excluir
    3. Verdade! Apesar de no nosso caso quem é (era) o gastão sou eu!rs rs

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  2. Mês de alta todo mundo fica feliz mesmo! rs
    Vc, eu e muitos sabem que é momentanea mesmo...
    Temos que ficar felizes mesmo é por mais um mês com muita disciplina concluido!

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, pois tenho que suar a camisa para vazer os aportes mensais e em fev só irei fazer depois do dia 15, pois as contas de início de ano não são fácieis!
      Então aproveitemos uma pequena trégua do mercado pois a crise esta longe de acabar!

      Abços
      Eduardo

      Excluir
  3. Parabéns pela rentabilidade. Realmente este mês foi muito bom para as ações.
    Tentei alugar minhas ações neste mês mas não tive nenhum rendimento. E coloquei taxas abaixo das taxas de mercado. Paciência rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado AP!

      Talvez se o mercado começar a voltar consigamos alugar alguma coisa hehehe , mas paciência e como vc diz vamos "Seguindo sempre com disciplina e determinação!"

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  4. Olá ITM,

    você teve um ótimo rendimento mensal, porém, se compararmos ao Ibovespa, ficou aquém. Olhando friamente é isto, mas sabemos que as coisas não funcionam assim. Sua carteira é muito defensiva, foco em dividendos, por isto ela não evoluiu como o Ibovespa, porém, numa queda do índice sua carteira cai menos. Vivenciamos isto em 2011. Penso que não mudará de estratégia, devagar e sempre, sigo o mesmo caminho.

    Vale a pena estudar a venda coberta de opções. Deverá operar com Vale e Petro e procure não inventar moda com derivativos. Vá no beabá, afinal seu foco é a carteira e as empresas.

    Bons investimentos.

    G65

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão G65, o meu objetivo e seguir com a média mensal de 1,5% , pois foco nos dividendos e no longo prazo. Estou estudando e venda coberta que é bem menos arriscada do que a descoberta, passando a ser interessante para complementar os dividendos!

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  5. ITM,

    você tem CMIG4 em sua carteira,estude a possibilidade de mudar para CMIG3. Os dividendos são os mesmos e o desconto entre a ON e PN está em torno de 16%. Significa que poderá comprar mais ações ON em relação a PN o que implicará em mais dividendos no bolso.

    O blogueiro Além da Poupança me sugeriu isto, fiz um peqeno estudo e penso que valerá a pena.

    Pense sobre o assunto.

    Bons investimentos.

    G65

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já estou estudando sim e se não foi você outra pessoa me falou anteriormente, derrepente o AP, vou ver neste mês! Ótima dica, obrigado!

      Abços
      Eduardo

      Excluir
  6. Jah conseguiu algum retorno nos alugueis de ações? pelos graficos anteriores achei semelhante aos disponibilizados pela minha corretora, vc opera pela xp?
    Eu faço venda coberta de opçoes e ate o momento tem sido bem satisfatorio a estrategia.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não consegui alugar nenhum papel em minha carteira pois coloquei recentemente a disposição para o aluguel. Opero pela XP. Na verdade eu fiz uma experiência em janeiro e ganhei uns 57,00 reais com petrb27, mas ainda estou estudando e entendendo melhor a operação que parece ser um bom complemento!

    Abços

    Eduardo

    ResponderExcluir
  8. realmente janeiro foi um bom mês...
    mas como nem tudo são flores, em PETR4 estuo preso dentro do dinheiro
    este é o risco de lançar opções coberto sem fazer uma trava de alta. Se o papel disparar, o lançador da opção é obrigado a ficar recomprando, realizando prejuízo na opção, mas lucro no papel (dependendo do PM) ou deixar exercer e sair da brincadeira
    estou com meu PM em petro a 19,80... mas estou vendido na opção de strike 22,83

    a bolsa que sempre cai de elevador e sobe de escada... desta vez resolveu subir de elevador tambem rs

    ResponderExcluir
  9. Verdade nem tudo são flores ,, como se diz, não existe almoço grátis! rs

    Obrigado por comentar DV!

    Que venha Fev!

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
  10. ITM,

    Parbéns pelo progresso! Você já tem alguma idéia no que fará os aportes em fevereiro? Estou procurando algum papel, mas a grande maioria subiu bem em janeiro e estava atrás de alguma empresa que não tivesse subido tanto. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia PM,

      Na verdade eu não compro por preço e sim por alocação e na minha carteira estou precisando alocar em CSNA3,VALE5 e RDCD3. É lógico que se pudermos aproveitar para comprar quando o mercado estiver negativo é melhor, eu ainda não aportei por problemas pessoais mesmo , mas quem saiba coincida com a perda de folêgo do mercado, senão , devo aportar em uma delas independente do preço.

      Abços
      Eduardo

      Excluir
  11. Parabéns ITM!
    É isso aí, o importante é seguir friamente a sua estratégia. Igual um colega comentou o ibov subiu 13% e a sua carteira 4,5%, mas como alguém disse sua carteira é mais defensiva, voltada para dividendos. Uma sugestão é também apostar em algumas small caps que possuem uma alta perspectiva de valuation. No meu caso gosto bastante de Inepar e irei estudar mais a fundo HRT, pois acredito em um grande potencial de valorização em ambas as empresas.
    O problema de investir em empresas de setor defensivo é que o crescimento fica limitado, pois a perspectiva de crescimento de uma empresa voltada para distribuição de energia é pequena, e ela pode se valorizar na crise, mas em um momento de euforia ela vai perder importância, pois os outros investidores irão ser mais agressivos e sair desse setor para migrar em outros.

    Mas parabéns pela estratégia! Cada um cada um!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucasaks,
      SMALL CAPS é interessante sim mas eu no momento prefiro fortalecer as ações que estão em minha carteira ou seja falta capital ainda para diversificar tanto, e realmente a minha preocupação não é com a valorização e sim com os dividendos recebidos, eu procurei colocar algumas empresas voltadas para valorização mas em percentual menor do que as boas pagadoras de dividendos e assim que eu equilibrar as em valores as boas pagadoras de dividendos eu passo a aportar mais em ações de valorização.

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  12. Parabéns ITM!!!

    Gosto bastante do teu blog, em especial às estrelinhas ( ****) listadas, as suas expectativas para valorização e dividendos. Tenho uma filosofia parecida também. No momento procuro por alguma para dividendos. As minhas de valorização (HYPE3 e OGXP3 estão chegando perto dos preço-alvo).

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Investidor, obrigado por comentar e eu estou sempre de olho nas suas atualizações!

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  13. Ola , ja estou seguindo vc. Me add ae. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelos resultados. Compartilho o mesmo problema que você: JANEIRO É FODA RS, muitas despesas, inviabiliza um pouco os aportes. Mas paciência, ainda temos onze meses do ano rs. Abs

    ResponderExcluir
  15. Pois é rsrs,, minha esposa é quem cuida das finanças e ela falou que "verba" para investir em fevereiro vai ser só no final de mês e difícilmente será os 5k rss ,, agora é tirar a diferença no mercado até o decimo terceiro do meio do ano para compensar e chegar na meta de 2012!

    Abços

    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou seguindo você ITM, sou novo na parada. Abraços e boa sorte pra gente!

      Excluir
    2. Seja bem vindo VD!
      Sucesso em 2012!

      Eduardo

      Excluir
  16. Pois é, cmig3 é bem melhor que a 4. Mesmo dividendo, e mais barata. Fator liquidez pesa bastante.

    Gostaria de pedir a sua permissão para aqui divulgar meu blog http://milhao2013.blogspot.com onde relatarei minha jornada para alcançar R$1 milhão de reais até 2013!

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo,, fique a vontade e seja bem vindo ao blog!

      Abços
      Eduardo

      Excluir
  17. Parabens pelo Blog, aporte e tambem pela disciplina.
    Vamos juntos nessa caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado camarada! Vamos juntos rumo a independência financeira!

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  18. Gosto muito de acomapnhar o seu blog, estou aprendendo muito.
    Estou iniciando um projeto na minha vida e me dei a liberdade de citar o seu blog no meu.
    Agradeço a atenção, a disciplina, os ensinamentos e as ajudas!

    ResponderExcluir
  19. Seja bem vindo e fique a vontade companheiro!

    Sucesso no projeto!

    Eduardo

    ResponderExcluir
  20. Obrigado! Qualquer coisa estarei no meu blog http://investindoeinvestindo.blogspot.com/ e acompanhando o seu também! Sorte, sucesso! Vamos investir!

    ResponderExcluir
  21. Olá ITM! Queria te pedir uma ajudinha, em março decidi entrar de vez na bolsa e vou operar pela XP no plano universitário até 3 mil reais na conta (ai não pago corretagem).

    Vou começar com um aporte por volta de 1.500 - 2.000,00

    Estou na dúvida sobre quais ações seriam um boa para começar com este pequeno valor.

    Como não sei quase nada de ações, gostaria de uma dica sobre quais papéis comprar. Pensei em ELPL4 e VALE5. Estou pedindo a opinião de alguns investidores mais experientes!

    O que acha ou indica?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MITM!
      Eu tenho as duas na minha carteira,,, e uma é com a finalidade de ganhar dividendos a ELPL4 e a outra o principal objetivo é a valorização do papel que é a VALE5. Enfim depende muito do seu perfil e da intenção de ficar mexendo ou não na carteira . Na minha opinião as duas possuem bons fundamentos para o longo prazo.

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  22. OK! Muitíssimo obrigado.

    Montei inicialmente uma carteira:

    VALE5, ELPL4, NATU3, ITUB4, OGXP3, AMBV4 (destas 6, não poderei comprar tudo de uma vez, pensei em começar comprando vale e eletropaulo e nos outros meses ir comprando o restante - esse mês acho que vou aportar 2.000,00 , tudo para as ações).

    Pensei em vale para valorização, elpl para dividendos (eles são pagos anuais ou mensais?), itaú e ambev por serem sólidas, natura pois aredito que essa área de cosméticas só tende a crescer e mesmo em épocas de crise se vende (existe uma teoria chamada índice batom - mesmo nas crises as mulheres comprar, pelo menos um batonzinho rs) e egxp3 como aposta, acreditando no eike e que possa crescer muito daqui uns 5 anos, quanto estiver produzindo muito. Está muito infundado? Fiz meio sem orientação, tenho pouca experiência. O que acha da carteira? Abs e muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esta infundado não ,, na teria esta muito interessante o seu objetivo , mas seria interessante olhar os fundamentos de cada empresa que pretende investir,, olhar o PVPA, VPA, ROE, PAY-OUT, PL ... eu antes de incluir ativos em minha carteira dou uma boa olhada em todos os que citei acima e também na formula que aprendi em um livro que li,, acho que do bazin,, multiplico 16,67 x dividendos yeld ( o preço da ação nao pode ser maior que o resultado , ser for compensaria mais investir em renda fixa). E por ai vai! rs

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  23. Bom dia Investindo todo mês, tenho acompanhado o seu blog, achei bem interessante a sua carteira, acabei de criar o meu blog, ficaria grato de contar com a sua opinião nos meus futuros posts. Vou te te adicionar nos meus blogs indicados, sucesso e muito "faz-me rir" que nem diria o Lirio Parisotto ;) valeu !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo DVC!
      Sucesso para todos nós!
      Estou lhe adicionando tb!

      Abços
      ITM

      Excluir
  24. Tu é loco amigo. Cemig é estatal... Quanto mais distância dessas coisas melhor...huashusahsuah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que esteja errado rs, estou de olho é nos dividendos dela, quando os fundamentos ficarem ruins eu caio fora!

      Abços

      Eduardo.

      Excluir
    2. Cemig é uma excelente empresa. Boa pagadora de dividendos e um bom histórico de lucros. Muitas vezes é irrelevante se uma empresa é estatal ou não. O que importa é se a empresa é boa ou ruim. No mercado existem muitas empresas privadas que são muito ruins.

      Abraços

      Excluir
    3. Concordo em gênero , número e grau com o que disse AP.

      Eduardo

      Excluir
  25. estou aguardando novas atualizações! sucesso para todos nos!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo blog!

    Estou escrevendo sobre investimentos visando construção de patrimonio, independencia financeira e geração de renda passiva com foco em ações! Deem uma olhada !

    http://investidoremacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir