quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

DURANTE O MÊS DE MARÇO 2012




Fevereiro foi mais um mês excelente para minha carteira, aonde os fundos imobiliários se destacaram com 6,16% de valorização, seguido pelas ações 1,92% e tesouro 1,69% de acordo com o sistema de cotas. No geral minha carteira valorizou 3,59%. Destaco mais uma vez a importância da alocação de ativos/diversificação dos investimentos.
Mês passado troquei alguns ativos PN para ON (CEMIG e POMO) e ainda me sobrou uma grana para comprar um lote de ETER3. Ainda continuo com o lançamento de opções cobertas em PETRC26 e por enquanto está tudo certo, não fui exercido e já estou com uma graninha em caixa , resultado da operação.

vamos aos números:

DIVIDENDOS/ALUGUEL(FIIs): $417,26


RENDIMENTO DA CARTEIRA EM JANEIRO: +3,59


DEPÓSITO EM Março: 5000,00

TOTAL: 149.704,70 (Soldados Trabalhadores) RUMO AOS 160K!!!


CMIG3 dividendos**
COCE3 dividendos**
CSNA3 dividendos*****
ELPL4 dividendos**
BBAS3 dividendos**
PETR4 valorização**
RDCD3 dividendos****
USIM5 valorização
VALE5 valorização***
ETER3 dividendos***
POMO3 dividendos***
WPLZ11B aluguel
BCFF11B aluguel
HTMX11B aluguel
EURO11 aluguel
NTN-B juros
NTNB PRINC juros

o nr de * (estrelinhas) significa a ordem de prioridade para compra das ações.

É isso ai, Investir é investir e reinvestir sempre."


02 Mar 12

Compra de 01 NTNB, 100 CSNA3, 100 ETER3.

É isso ai, Investir é investir e reinvestir sempre."

23 Mar 12

Acabei de vender o meu lote de USIM5, retirando a mesma da carteira , a finalidade dela era a valorização. No lugar estou colocando a Grazziotin (CGRA4), depois de ter feito uma boa análise da empresa e constatar que ela será muito bem vinda na carteira no lugar da USIM5.
Abaixo segue uma pequena explanação da empresa feita pelo ILP e o link do blog do companheiro:

A empresa escolhida foi a Grazziotin (CGRA4). Aí você pergunta: investindoalp, por que justamente Grazziotin, se há tantas empresas conhecidíssimas, com liquidez superior e muito bem vistas pelo mercado, ao passo que a Grazziotin ainda é, praticamente, desconhecida?
A resposta é simples: valor, crescimento e dividendos. Poucas empresas conseguem juntar estes três requisitos em uma só e isso é um importante diferencial da Grazziotin em relação às suas concorrentes. Olhando pelo lado de negócio, a empresa é voltada a produtos de uso contínuo (roupas, perfumaria, produtos para o lar e assemelhados), tem como público-alvo as classes B, C e D, que representam grande parte da "massa consumidora" brasileira e atua apenas na região sul, longe de nossos principais centros urbanos (subentendo, aqui, que a empresa tem muito espaço para crescer se passar a atuar em outros estados, bem como em cidades maiores).

http://investindoalp.blogspot.com.br/2012/03/diario-de-um-investidor-pt-2.html


É isso ai, Investir é investir e reinvestir sempre."

45 comentários:

  1. Só não entendo esse título seu...
    DURANTE O MÊS DE MARÇO 2012...
    Não são dados até fev? rs
    Gostei da indicação de prioridade de compra.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ID ,, eu até tornei a olhar e refazer as contas , eu joguei os valores na panilha de sistema de cotas que o AP disponibilizou no seu blog. Os valores que joguei na panilha estão corretos.

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  2. Parabéns pela valorização.
    Estou estudando os fundos imobiliários e talvez em breve terei algum na minha carteira.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu AP!

      Confesso que até o momento os FIIs só tem me dado alegria!

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  3. Um dia ainda terei FII mas ainda não hehe, carteira bem estruturada, você deve estar com um bom fluxo de caixa, parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar!
      Realmente não posso reclamar do meu fluxo de caixa!

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  4. Show. Parabéns amigo. Vc está me vendo retrovisor?

    ResponderExcluir
  5. Obrigado amigo! Você esta vindo com motor turbinado né! rsrs

    Sucesso nos investimentos!

    Eduardo

    ResponderExcluir
  6. Grande ITM, o primeiro blog que acompanhei foi o seu, fico muito feliz com o seu sucesso!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta honra HS !

      Juntos chegaremos aos nossos objetivos!

      Abços
      Eduardo

      Excluir
  7. Ola ITM
    Parabens pelos rendimentos, pelos aportes e pela disciplina.
    Um exemplo a ser seguido.
    Vamos que vamos.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, e vamos em frente fazendo o bolo crescer a todo vapor!

      Abços

      ITM

      Excluir
  8. ITM, excelente investimento. Qual seu comentário para CMIG3. Estou querendo entrar... Quando saem os dividendos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kaschperl !
      Obrigado por comentar!

      Bom a CMIG3 para mim é bom negócio porque os fundamentos dela estão indo bem,,,crescimento dos lucros constantes, possui um bom nível de governança e paga bons dividendos constantemente e analisando os gráficos dela da pra notar uma sequência de crescimento.

      abços

      Eduardo

      Excluir
  9. Queria uma dica de corretora para operar na compra de ações, no caso do TD uso a SOCOPA mas para comprar ações acho que ela nao compensa, pois vou operar com valores pequenos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu opero pela XP, ela não é a mais barata e nem a mais cara , o preço da corretagem para açoes é 14,90 e tesouro 0,25. Eu estou satisfeito com a corretora , talvez até por comodidade e sei que existem corretoras mais em conta e de boa qualidade , mas infelismente eu não tenho conhecimento, para lhe passar informações de outras corretoras , no entanto se vai operar com valores pequenos, sugiro ir perguntando outros companheiros de blogs a direita desta mensagem e realmente encontrar uma corretora com baixo custo.

      Abços

      Eduardo

      Excluir
    2. Boa tarde,

      gostei do blog e parabens pela linda evolução. estou querendo entrar agora nesse mundo tão enigmatico das ações, voce tem dicas para iniciante? vou investir pequeno agora e estava pensando em elpl4 e coce5. pode passar os dados dessa corretora que voce utiliza?

      obrigado.

      Excluir
    3. Obrigado Mossoni,
      Quanto as ações é interessante vc traçar um objetivo , seja longo prazo, curto prazo, valorização, dividendos... e antes de investir no mercado de ações, estudar bastante lendo alguns bons livros e visitando alguns excelentes blogs que com certeza lhe proporcionará, bastante conhecimento. A corretora que utilizo é a XP,, não é mais em conta, nem a mais cara, mas existem muitas corretoras com preços melhores, da uma pesquisada com os amigos de blog ao lado na minha página!

      Boa sorte!

      Eduardo

      Excluir
    4. estou lendo a maioria dos blogs e foruns por ai, quanto aos livros vou verificar...vc indica algum? estou pensando em dividendos e querendo comprar 1 lote de elpl4 e 1 de coce5 para inicio, sera como uma poupança para a escola das crianças. quanto aos dividendos tambem vou transforma-los em açoes da mesma cia e diversificar aos poucos a carteira com outras.

      obrigado pelo retorno e continuarei lendo os posts.

      Excluir
    5. Se você esta optando por dividendos , acredito estar fazendo a escolha certa na compra das duas ações a primeira tem o problema das dividas mas ainda paga bons dividendos,, eu optaria por BBAS3 no lugar , ou seja ja ficaria diversificada a sua carteira e hoje ela esta com bom preço , caiu bastante. Quanto ao livro leia o FAÇA FORTUNA COM AÇÕES do Décio Bazin, o livro é muito bom e para mim foi um divisor de água para optar por dividendos e longo prazo , ao invés de ficar traydando!

      Excluir
    6. muito obrigado pelas dicas e bons negocios. assim que surgir alguma duvida vou te pertubar de novo...rs...

      SUCESSO.

      Excluir
    7. Eu quem agradeço por comparecer no blog, e fique a vontade para qualquer sugestão , dica , dúvida... E não deixe de ler o livro que falei , ele é muito realista e gostando do livro, eu lhe indico outros!

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  10. Olá amigo ITM
    Andei sabendo que seu fundo west plaza irá a partir de agosto mudar esta política de distribuir 0,83/cota. Acho que seria bom você dar uma olhada com carinho para saber se a tendência é aumentar, manter ou diminuir.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo, sou eu de novo
    Sobre a mensagem de antes, andei pesquisando um pocuo mais e vi esta informação

    http://www.ourinvest.com.br/pt/fundos-imobiliarios/fii-shopping-west-plaza/rentabilidade-e-cotacoes

    Parece que o fundo está recebendo algum recurso externo para garantir a rentabilidade mínima de 0,8333%. É só você comparar com a receita bruta. Eles recebem menos mas pagam mais. E esta garantia, segundo uma pequena pesquisa que fiz, vai acabar no meio deste ano. Creio eu que o rendimento do fundo irá cair.
    Mas afirmo que não tenho fundos imobiliários e não sei muito bem como analisá-los. O ideal é você tirar sua própria conclusão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. AP mais uma vez obrigado pela dica!
    Vou investigar sim!

    Abços
    Eduardo

    ResponderExcluir
  13. Olá.

    Eter3 foi uma boa aquisição, só ter paciência. Ainda não tive coragem de trocar POMO4 por POMO3 devido a baixa liquidez.

    Bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade agora vamos ter paciência e aguardar o final da novela eter3 e se nao for um final feliz , apesar de ser uma pena , a minha carteira não sofrerá tanto , pelo motivo de distribuir bem os ativos,, quanto a pomo eu so troquei pq não penso em mexer nos ativos tão cedo , no entanto, não me preocupo com a liquidez , mas para quem se preocupa eu não recomendaria, pois qdo estava negociando ela para comprar ,, foi um parto comprar num bom preço,,, imagina vender ! rsrs

      abços

      Eduardo

      Excluir
  14. ITM, belo desempenho! Me tira uma dúvida, em relação ao sistema de cotas do AP: vc usa uma planilha pra cada investimento e uma com o total? Ou há alguma ferramenta escondida pra separar os investimentos?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Corey! Em relação ao sistema de cotas, é exatamente como vc perguntou, eu utilizo uma planilha para cada investimento e uma geral com o somatório de todos os meus investimentos, tirando a previdência que já deixei de lado e não contabilizo mais.

      Eduardo.

      Excluir
    2. Em breve publicarei uma atualização da planilha onde será possível separar os investimentos.


      Abraços

      Excluir
    3. Vai ficar melhor do que já esta? Show de bola!!!

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  15. eai ITM...se voce souber mais infomacoes sobre o que o AP comentou a respeito do FII WPLZ11 faça um post para nos que somos socios ficar mais informado, valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Vamos ficar de olho e qualquer coisa posto aqui!

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  16. Realmente tenho muito que aprender com você! Parabéns pela valorização!
    Obrigado por acompanhar o meu blog também.
    Forte abraço! Sucesso para nós!

    ResponderExcluir
  17. Obrigado por comentar II!
    Na verdade todos nós temos muito a aprender uns com os outros; Formamos uma parceria buscando levar informação de qualidade para toda a comunidade blogueira para que todos possamos alcançar a tão sonhada independência financeira!

    Abços
    Eduardo

    ResponderExcluir
  18. parabens pelo blog! esse ano to entrando nessa linha " Investir é investir e reinvestir sempre".. nos anos anteriores eu pegava os dividendos e gastava.. nao tinha consciencia de quanto isso faz diferenca la na frente.. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado JBM !
      Realmente no longo prazo reenvistir os lucros faz toda a diferença!

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  19. Esse é o cara, indo muito bem nos investimentos. É legal ver como você mudou pro Buy and hold focado em defensivas e desde então você não tem mais stress e só ganhos.

    Tenho certeza que você vai alcançar fácil a galera de cima do ranking e ter a independência financeira.

    Forte abraço amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é né pobretão,, o maior de todos os benefícios é não ficar mais ancioso , stressado para bater um objetivo na compra de um ativo ,, como no trader, e a minha meta este ano é chegar nos 180K , ,mas confesso que estou de olho nos 200K aonde esta a galera de cima rs,, vamos ver e torcer para não aparecer surpresas desagradáveis no ano que possa impedir o alcance da meta!

      Abços

      Eduardo

      Excluir
  20. Alguma novidade sobre o FII: WPLZ11B?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então,, a notícia mais fresca que temos é que, no site do Ibovespa o WPLZ11B é o fundo do Shopping West Plaza e eles tem por contrato até 07/2012 a garantia minima de R$ 0,83 por cota quando essa garantia acabar pelos relatórios que vi no site do Ibovespa os rendimentos devem cair uns 40% . E como a palavra devem cair 40% ainda sifnifica incerteza, eu não mexi nos meus fundos , uma vez que ele representa mais ou menos 1/4 dos meus investimentos em fundos,,, por isso eu diversifico,, eu particularmente acredito que um shopping como este tem recursos, capacidade para resolver esses problemas , por isso e pela diversificação vou continuar comprado , agora se eu tivesse 100% comprado nesta cota eu ja teria pelo menos tirado uma parte do capital ou zerado a posição.

      Abços
      Eduardo

      Excluir
    2. Eu estou começando agora, e comprei 10 cotas a R$95,00 e estou bem tranquilo.

      Se baixar de R$90,00 eu compro mais pra baixar o custo médio.

      Excluir
    3. Eu discordo, eu invisto em FII's também e, quando estava procurando FII's eu analisei o WPLZ11B e vi que o que ele está rendendo é muuuuuuuuuuuuuito abaixo da cota garantida.

      Prefiro o FFCI. =D

      Abração

      Excluir
  21. Muito bom o post e o blog, já estou te seguindo.

    Queria aproveitar pra pedir que visite meu blog e deixe lá a sua contribuição.

    http://cariocainvestidor.blogspot.com.br/

    Abração.

    ResponderExcluir
  22. ESTOU COLOCANDO A ACESSO PARA O MEU BLOG TEMPORARIO , POIS ESTOU COM PROBLEMAS PARA GERENCIAR ESTE BLOG.

    http://investindotodomes2-itm.blogspot.com.br/


    Eduardo

    ResponderExcluir