quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

FECHAMENTO 2011


Prezados amigo(a)s!

Para escrever este post tive que recorrer aos posts que fiz durante o ano e ao fechamento de 2010, dessa forma fica mais fácil analisarmos se estamos no caminho certo.
No fechamento de 2010 selecionei algumas frases que eu disse para 2011:
" - passarei a investir em tesouro direto em NTNB-PRINCIPAL que tem rendimentos acima da inflação." MISSÃO CUMPRIDA!!!

" - Cancelei todos os meus cartões de crédito, buscando efetuar compras a vista, pois neste ano serei agressivo nos investimentos e quero chegar aos 100 mil." MISSÃO CUMPRIDA cheguei aos 120k!!!

"Por enquanto não optei por corretagem fixa que é 14,90 pelo motivo de estar aproveitando o acessoramento do meu corretor , para que eu possa pegar um pouco de experiência com o mercado e acredito que ainda neste ano ou inicio de 2012 eu passe a comprar ações por conta própria."
MISSÃO CUMPRIDA!!! Passei a investir por conta própria e com corretagem a preço fixo sem acessoramento de corretora.

"Enfim neste ano , eu pretendo investir em tesouro direto e ações até o momento.
Estou de olho também em fundos imobiliários. "
MISSÃO CUMPRIDA!!!

"RUMO AOS 100 MIL!"
MISSÃO CUMPRIDA!!! Cheguei aos 120k.

Em relação aos meses de 2010 eu estava dando uma olhada e tive que dar uma parada no mês de março para respirar e refletir no tanto de besteiras que falei e fiz. Depois de tomar coragem continuei a ler os meses seguintes e mais cabeçadas, (Day Trades , compras e vendas uma atrás da outra só enchendo o bolso da corretora e esvaziando o meu) finalmente em maio tomei uma cacetada tão grande aonde vendi na baixa praticamente toda minha carteira; "TUDO ISSO COM O GRANDE ASSESSORAMENTO DO MEU CORRETOR". A partir de junho comecei a procurar outra forma para investir meu dinheiro pois do jeito que estava era questão de tempo para eu sair do mercado e ser mais um a amaldiçoar a bolsa; E então descobri a alocação de ativos e o dividend yeld.
Até o momento Junho foi o mês divisor de águas em meus planos de investimentos. Eu disse plano de investimentos, é que agora sim posso dizer isso, pois antes era pura especulação sem um pingo de disciplina e saniedade.
A alocação de ativos me trouxe tranquilidade, felicidade e a convicção de que estou no caminho certo. Hoje tenho na carteira FIIs, Tesouro direto e Ações que estão distribuidas por setores , valorização e boas pagadoras de dividendos.

O ano terminou e fazendo este balanço fico muito feliz em compartilhar as tomadas de decisões que tenho feito mês a mês aonde até os erros cometidos servem de experiência para que outras pessoas não entrem em determinada situação e os acertos que aos poucos vem aparecendo e crescendo como uma bola de neve para que logo alcancemos a tão sonhada Independência Financeira.

Agradeço a todos os amigos blogueiros e a todos que visitaram este blog por compartilharem idéias e tomadas de decisões seja através de excelentes posts , seja através de excelentes comentários. Um obrigado especial aos membros desde blog e a todos os blogueiros que estão na minha lista de blog e que continuem firmes no ano de 2012 trazendo muitos posts de alta qualidade!

O caminho da independência financeira existe e pode ser alcançado, desde que exista método, disciplina e conhecimento, para que erros sejam corrigidos antes que saiamos da trilha para chegar ao objetivo final.

Como ja dizia BENJAMIN GRAHAM,
"Na verdade, o principal problema do investidor, e até seu pior inimigo, é provalmente ele mesmo.("O erro, prezado investidor, não está nas estrelas - e tampouco em nossas ações , mas em nós mesmos..."). As pessoas que investem ganham dinheiro para si mesmas; as que especulam ganham dinheiro, para seus corretores."

FELIZ 2012 A TODOS!

Eduardo e Deise


"A minha meta em 2012 é chegar aos 180k, não tenho muitas correções a fazer a não ser observar e ficar atento ao comportamento dos ativos na carteira."


o link Fechamento 2010
http://investindo-todo-mes.blogspot.com/2011/01/fechamento-de-2010.html

24 comentários:

  1. obrigado Eduardo, feliz 2012 pra ti tb e a todos nós.

    Estava pensando em fazer um balanço também, adoro esse clima de balanço do ano e novas perspectivas para o ano que se avizinha... n vi ainda seu balanço referente a 2010, vou dar uma olhada para me inspirar.

    Parabéns pelas metas cumpridas, ansioso pelo seu planejamento para ano que vem e ver quais serão suas próximas metas.

    Felicidades

    ResponderExcluir
  2. Parabens por ter comprido suas metas! Fico muito feliz por ter um plano e estar seguindo-o neste momento, acompanhava seu blog desde o inicio, e lembro do inicio de seus "investimentos" realmente não me agradava aquela postura, mas respeitava pois você parecia muito animado com todas aquelas compras e vendas e com a ajuda de seu grande acessor!! rsrs
    Que Deus abençoes você e sua mulher e que siga o seu plano de investimentos, quero ver vocês chegarem a Independencia financeira!!
    ah e as metas para 2012?? rsrs

    Grande abraço!!! Feliz Natal e um prospero ano novo!

    Holding Scott (Willians)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Eduardo muito bom o post, ele retrata bem o seu avanço como investidor e mostra que você está atingindo os objetivos traçados!! Um ponto interessante é que você está sempre acompanhando outros blogs para saber das novidades e isso mostra a sua vontade estar sempre aprendendo!!
    Também quero ver seu balanço de 2010, tem como você postar o link?

    Você me inspirou a fazer o balanço do meu ano também!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. O meu muito obrigado aos amigos O investidor, Holding Scott e Lucasaks pelos comentários, e vou torcer para que 2012 seja um ano muito melhor para todos nós!
    Será muito interessante se todos vocês postassem um balanço de 2011 comparado com o passado e falassem de suas metas para 2012 para nós que acompanhamos os blogs o ano inteiro é muito legal saber o que autor de blog pensa em relação as metas/objetivo!

    Abços

    Eduardo.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns,

    ótimos insights.

    Tenho certeza que tu vais longe.

    O caminho é esse: Dividendos e Títulos corrigidos pela inflação!

    ResponderExcluir
  6. Valeu amigo Aposentado com Dividendos!
    Sucesso nos investimentos!

    Abços
    Eduardo

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ITM por ter atingido todas as suas metas.
    Lembro-me de quando eu não tinha iiciado meu blog, mas eu sempre passava aqui e trocava algumas ideias com você.
    Este final de ano farei um fechamento especial relatando tudo o que aconteceu e tudo que eu aprendi.
    E feliz 2012.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Obrigado amigo Além da Poupança,
    É verdade você sempre esteve por aqui.
    Esta idéia do fechamento é muito legal para você e nós que acompanhamos o seu blog!

    Feliz 2012 e sucesso nos investimentos!

    Abços

    Eduardo

    ResponderExcluir
  9. Cara, que post excelente! Parabéns por todas as suas conquistas, elas foram fruto de determinação, vontade e persistência de melhorar o rumo dos seus investimentos. Fico muito feliz que tenha colocado em prática os estudos, transformando conhecimento em uma vida financeira mais sólida!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!



    p.s.: Você acabou de inaugurar a série "retrospectiva 2011" da blogosfera financeira......rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Guilherme pelo comentário e que Deus lhe ilumine ainda mais em 2012 para continuar trazendo os excelentes posts do site Valores Reais!

    Sucesso e feliz 2012!

    Abços
    Eduardo

    ResponderExcluir
  11. Ótimo desenvolvimento ITM.
    Ter uma meta bem definida, um método de acordo com seu perfil e disciplina é garantia que estará no caminho correto. Se atingirá o alvo somente o tempo dirá, mas pelo menos terá sua chance elevada.

    Reconhecer os erros e aprimorar o método é muito importante para que se torne um investidor cada vez melhor, portanto, uma auto-análise é muito importante, seja no final de ano ou ao final de cada mês.

    Parabéns pela humildade em reconhecer os erros e pela meta atingida em 2011.

    Bons investimentos em 2012.

    G65

    ResponderExcluir
  12. ITM vc mostrou dedicação e avançou em seus investimentos em 2011, desejo que 2012 seja inda melhor!
    esse post foi inspirador.
    Parabens!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Gilmar Lima,

    Sucesso em 2012 para todos nós!

    Boas festas!

    Eduardo

    ResponderExcluir
  14. Parabéns ITM !

    Aproveito pra deixar um Feliz Natal a você e toda família!

    Abcs,

    ResponderExcluir
  15. Obrigado Finanaças Inteligentes

    Um feliz 2012 e sucesso nos investimentos!

    Abços

    Eduardo

    ResponderExcluir
  16. Amigo Eduardo, parabéns por seus resultados em 2011. Você planejou e cumpriu, e é por ai mesmo. Obrigado por suas participações no meu blog e que suas realizações aconteçam em dobro neste ano de 2012. Um grande abraço, Rafael.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado Rafael pelas belas palavras!

    Sucesso em 2012 com muitas realizações!

    Abços

    Eduardo

    ResponderExcluir
  18. Parabéns por todas as metas cumpridas. Você conseguiu fazer o que muitos deixam pra depois.
    A que mais gostei é esse aqui:
    " - Cancelei todos os meus cartões de crédito, buscando efetuar compras a vista, pois neste ano serei agressivo nos investimentos e quero chegar aos 100 mil." MISSÃO CUMPRIDA cheguei aos 120k!!!"
    Parabéns e abração!
    Siga diversificando!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pela passagem aqui no blog amigo Everton, e mais uma vez parabéns pelo sucesso do Finanças Forever!

    Abços!

    Eduardo

    ResponderExcluir
  20. Cumpriu todos os objetivos hein!
    Parabéns! Continuemos no caminho !

    abs!

    ResponderExcluir
  21. É isso ai! Devagar e sempre , sem parar que aos poucos com muita paciência, perseverânça e confiança no método, vamos batendo as metas até o objetivo final!

    abços e feliz 2012 amigo!

    Eduardo.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelas metas alcançadas, os assessores de investimentos das corretoras são na maioria meros vendedores que não estão preparados para dar conselhos sobre investimentos em ações, eu perdi R$2500 em um ano, seguindo os conselhos do meu "amigo" assessor, paguei caro pela lição.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado VJ,

    Gerente de bancos e assessores no momento estou passando longe deles!

    Abços

    Eduardo

    ResponderExcluir